Manejo Alimentar nas diferentes fases da vida de cães e gatos - Cães atletas
- Os exercícios de curta duração exigem especialmente carboidratos de alta digestibilidade como fonte de energia, pois a duração breve impede a mobilização de ácidos graxos
- Os exercícios de longa duração ou de resistência necessitam da oxidação de ácidos graxos livres como principal fonte de energia.
- A dieta para atender o cão atleta deve ser de alta densidade energética (dietas com baixa densidade aumentam o consumo o que leva a um maior volume no trato gastrointestinal, indesejável para animais que se exercitam).
- Suplementação de vitaminas (a Vit A, participa da estrutura de ligamentos, a D, importante no equilíbrio do cálcio e do fósforo, a K, responsável pelas boas características sangüíneas, a E, um importante antioxidante que mantém a estabilidade de membranas e as do complexo B, participam como coenzimas no metabolismo energético).
- A suplementação com L-carnitina auxilia na oxidação de ácidos graxos e os sulfato de Carnitina e de Condroitina são responsáveis por auxiliar na manutenção das cartilagens.
A seguir, mais artigos de dicas sobre a alimentação de cães e gatos.
Vet. Resp. Camila Plieski