Manejo Alimentar nas diferentes fases da vida de cães e gatos - Cães Idosos
- A redução da taxa metabólica e da atividade faz com que haja uma diminuição nas necessidades energéticas dos cães e gatos idosos.
- É importante que as fontes protéicas tenham valor biológico alto e sejam de excelente digestibilidade, com o objetivo de suprir as necessidades dos animais.
- Quanto aos carboidratos, há declínio na capacidade de cães e gatos em regularem a concentração de glicose no sangue, necessitando de um maior período pós-prandial para o retorno aos seus níveis basais, por isso é necessário a utilização de carboidratos com menor índice glicêmico e de fibras solúveis e insolúveis.
- Reduzir o teor de fósforo em 15-20% e proporcionar um ligeiro aumento do cálcio sem comprometer a relação cálcio fósforo é importante.
- O teor de sódio também deve ser diminuído para evitar o agravamento de hipertensão secundária a doenças renais. Alguns micro minerais que não podem faltar nas dietas são: o selênio (propriedades antioxidantes), o zinco e o cobre.
- Um aumento na suplementação das vitaminas do complexo B pode beneficiar os animais geriátricos, já que o comprometimento do sistema digestivo aumenta as suas necessidades.
Vet. Resp. Camila Plieski