Blog Argepasi

Mantenha-se atualizado com os posts e novidades Argepasi

Conscientização e cuidado sobre as doenças cardíacas em pets

Blog Imagem


No mês de setembro, voltamos nossa atenção para a conscientização sobre doenças cardíacas em pets, realçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado, uma vez que nossos queridos animais também podem desenvolver problemas cardíacos graves.


É fundamental estabelecer uma rotina saudável para nossos pets, incluindo uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. Além disso, não podemos negligenciar as visitas regulares ao veterinário.


Todos os tutores devem buscar conhecimento sobre a saúde de seus animais de estimação. As doenças cardíacas, também conhecidas como cardiopatias, podem ter origem congênita, como malformações, ou ser decorrentes do estilo de vida, como sedentarismo, alimentação desregulada e obesidade.


As doenças cardíacas mais comuns em pets incluem:


  • Insuficiência cardíaca congestiva - caracterizada pelo bombeamento insuficiente do sangue.
  • Valvulopatias - frequentes em cães de pequeno porte e caracterizadas por falhas nas valvas cardíacas.
  • Dirofilariose - causada por parasitas e conhecida como verme do coração.


É relevante destacar que medidas preventivas, como uma alimentação adequada, exercícios regulares e check-ups anuais, contribuem para a longevidade e qualidade de vida dos pets.


A prevenção é o caminho mais simples e recomendável. Portanto, é aconselhável realizar visitas regulares ao veterinário para exames mais específicos. Além disso, é importante estar atento a alguns sinais que podem servir como alerta para os tutores, tais como:


  • Tosse persistente
  • Dificuldade de respiração
  • Desânimo e falta de vontade de passear
  • Perda de peso e de apetite
  • Mudanças na cor da língua


Portanto, cuide da saúde do seu companheiro, faça check-ups periódicos e ofereça uma rotina saudável, que inclui uma alimentação de qualidade. Seu pet merece o melhor cuidado possível



Blog Argepasi Se liga nas novidades